Portunhol

a presença do espanhol na alfabetização de alunos imigrantes nas escolas públicas em Foz do Iguaçu

  • Ana Cláudia Zimmer Reisdorfer Unioeste

Resumen

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que investiga as transferências linguísticas presentes nas produções escritas de alunos imigrantes hispanofalantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Foz do Iguaçu. A pesquisa tem como objetivo compreender como os estudantes mobilizam elementos do espanhol em seus textos escolares em português, considerando essas manifestações não como erros, mas como parte do processo de aprendizagem de uma segunda língua. A análise fundamenta-se na teoria da interlíngua e em conceitos da sociolinguística, incluindo o portunhol como prática identitária. A metodologia é qualitativa, com base na análise de conteúdo de cadernos escolares fotografados em alta resolução, utilizando como referência critérios gramaticais e etiológicos, bem como a tipologia do portunhol adaptada por Tugues Rodríguez, Nadin e Giménez-Folqués (2022). Os resultados preliminares indicam que os alunos recorrem a estratégias linguísticas híbridas que evidenciam tanto o estágio interlinguístico quanto práticas de pertencimento linguístico e cultural. Conclui-se que o portunhol escolar pode ser compreendido como uma prática viva e situada, que articula dimensões pedagógicas, identitárias e sociais no cotidiano das salas de aula de fronteira, contribuindo para a reflexão sobre diversidade linguística no ensino.

Publicado
2025-11-18