Organização de Resumos em Trabalhos de Fim do Curso da Escola Pedagógica da Lunda Norte

  • Júlio Luciano Canhinguiquine ESPLN\ULAN
Palavras-chave: Resumo, Escrita Acadêmica, trabalho de fim do curso

Resumo

O resumo é um elemento importante na apresentação de todo trabalho acadêmico. É usado, de forma obrigatória, em artigos científicos, monografias, dissertações e teses. É um dos itens mais lidos depois do título dos trabalhos. A principal finalidade do resumo é fornecer aos leitores uma ideia clara e bastante precisa de todos os pontos relevantes do trabalho realizado. Outra função do resumo é persuadir o leitor para ler o documento completo. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar modos de organização dos elementos composicionais de resumos, como objetivos, aporte teórico, metodologia, resultados e conclusões em trabalhos monográficos de fim do curso produzidos pelos estudantes da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A’Nkonde (Angola). A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Swales (1990), Severino (2007), Sabadini et al. (2009), APA (2012), Delfino et al. (2020), entre outros. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo e quantitativo, privilegiando-se o método descritivo para análise dos dados. Os resultados indicam que, dos 10 resumos analisados, nove deles apresentam a categoria objetivo; oito, apresentam metodologia; três, mencionam o aporte teórico (ou problema); dois, indicam resultados; e um deles apresenta as conclusões da pesquisa. Tais resultados permitem concluir que, apesar da existência de regulamentos internos de elaboração de trabalhos de fim do curso, os alunos universitários finalistas revelam ainda desconhecimento ou inobservância desse documento tão essencial para escrita acadêmica nesta instituição de ensino.

Biografia do Autor

Júlio Luciano Canhinguiquine, ESPLN\ULAN

Docente de Linguística e Língua Portuguesa na Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A’Nkonde. Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade da Beira Interior (Portugal).  Doutorando em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal).

Publicado
2021-12-23