Sociolinguística educacional e sua contribuição para as metodologias em/de sala de aula

  • Fabiana da Silva Lira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Daniele Angélica Borges Foletto

Résumé

O artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica da relação entre a Sociolinguística Educacional e o ensino da Língua Portuguesa no contexto escolar. Para atingir esse objetivo, a pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de renomados sociolinguistas, como Dante Lucchesi, William Labov, Bortoni-Ricardo, Antoine Meillet, além de linguistas brasileiros como Evanildo Bechara e Bagno, a fim de contextualizar a discussão no cenário nacional. A metodologia empregada inicia com uma reflexão sobre a competência linguística dos falantes na língua materna e a influência da escola na ampliação dessas competências. O artigo aborda, de forma sucinta, o histórico da Sociolinguística, destacando mudanças de perspectiva desde Saussure até Labov, e explora a abordagem da variação linguística, discutindo a heterogeneidade da língua e seu papel na análise sociolinguística. Ao concluir, destaca-se que a Sociolinguística Educacional desempenha um papel crucial no processo de ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade linguística nas comunidades de fala. Propõe-se uma abordagem pedagógica que integre a norma culta com as variedades linguísticas, promovendo a conscientização crítica de professores e alunos, e sublinha a necessidade de uma mudança de postura na escola e na sociedade para efetivamente incorporar as contribuições da Sociolinguística Educacional no ensino de línguas.

Publiée
2024-04-30