Memrise e Duolingo no Ensino de Língua Inglesa

possibilidades e limitações para seu uso no ambiente escolar

  • Hellen Boton Gandin URI/FW
  • Ana Paula Teixeira Porto URI/FW
Palavras-chave: ensino de língua inglesa, contexto remoto de ensino, aplicativos, Memrise, Duolingo

Resumo

O trabalho possui como tema central a reflexão sobre a exploração de aplicativos como ferramenta didática no ensino de língua inglesa, considerando novas abordagens, metodologias e uso de diferentes ferramentas para a mediação de aprendizagem na modalidade de ensino remoto não presencial. Objetiva-se discutir possibilidades e limitações em nível pedagógico e também instrumental dos aplicativos Memrise e Duolingo quando associados ao ensino de língua inglesa no ambiente escolar. Para tanto, o caminho metodológico é pautado em estudo bibliográfico, de cunho qualitativo e a análise das duas ferramentas será realizada a partir de indicadores específicos que levam em conta três aspectos fundamentais: manuseio e interface dos aplicativos, habilidades e competências e rol de atividades para aprendizagem da língua inglesa. A partir da leitura de autores como Alda e Leffa (2014) e Souza (2015) nota-se as potencialidades dos aplicativos, principalmente em contexto remoto de ensino, tendo em vista que, por meio da mobilidade presente nesses recursos é possível estabelecer contato com o idioma mesmo fora do ambiente escolar, o que permite estudo assíncrono dos discentes. Contudo, mesmo com a presença de aspecto interativos, atrativos e que permitam a participação ativa do aluno, os aplicativos demonstram-se limitados diante do aprofundamento e abordagem dos conteúdos, de forma a não potencializar o desenvolvimento de muitas habilidades e competências concernentes à aprendizagem de língua estrangeira. Dessa forma, os aplicativos são avaliados como úteis se utilizados apenas como instrumentos complementares às práticas de ensino ou associados a outros recursos.

Biografia do Autor

Hellen Boton Gandin, URI/FW

Graduada em Letras/Inglês. Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Ana Paula Teixeira Porto, URI/FW

Doutora e mestre em Letras. Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Publicado
2021-12-23