Protótipos Digitais de Ensino

uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa sob a perspectiva dos Multiletramentos

  • Fernanda Victória Cruz Adegas UFMS\CPAQ
  • Vinícius Oliveira de Oliveira UFMS\CPAQ

Abstract

 O advento das tecnologias trouxe mudanças nas esferas comunicativas da sociedade, a qual passou por novos processos de letramentos, sendo denominados Multiletramentos (ROJO, 2015). Desse modo, as mídias digitais tornaram-se parte do cotidiano dos seres humanos, os quais as utilizam para diversos fins. Pensando no círculo escolar, nota-se que instrumentos tecnológicos e recursos multimodais, hipermidiáticos e multissemióticos são alternativas relevantes para serem, paulatinamente, implementadas em sala de aula. Nisso, o conceito de Protótipos Digitais de Ensino (ROJO, 2017a) apresenta-se como uma proposta potencializadora das proposituras dos Multiletramentos e da efetivação de web currículos. Assim, os protótipos podem ser entendidos como materiais digitais interativos, navegáveis, tecnológicos e de arquitetura vazada, permitindo com que as aulas de Língua Portuguesa tomem proporções mais diversas e interativas (ROJO, 2017a). Logo, o objetivo desta pesquisa é produzir Protótipos Digitais de Ensino, os quais possam ser aplicados no ensino de Língua Portuguesa, sendo disponibilizados em ambiente digital gratuito, visando o oferecimento de materiais democráticos que utilizem a tecnologia em favor do aprendizado, uma vez que os Multiletramentos valorizam a emergência das novas culturas e linguagens que fazem parte do cotidiano dos alunos. Dessa maneira, a metodologia da pesquisa consiste em pesquisas bibliográficas e analíticas acerca dos Multiletramentos, novos multiletramentos e Protótipos Digitais. Outrossim, salienta-se que a pesquisa se encontra em fase inicial de desenvolvimento e, consequentemente, não há resultados concretos para serem apresentados. Destarte, conclui-se que o projeto se propõe a contribuir ao ensino de Língua Portuguesa, valorizando a cultura digital, por meio dos Multiletramentos.

Biografie autore

Fernanda Victória Cruz Adegas, UFMS\CPAQ

 Discente - Letras - Português / Inglês, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana.

Vinícius Oliveira de Oliveira, UFMS\CPAQ

Docente Adjunto nos cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana.

Pubblicato
2021-12-23