Fábula e podcast

por uma articulação do ensino da escrita e da oralidade

  • Mayara Cruz UFPA
  • Isabel Rodrigues UFPA
Palavras-chave: fábula, podcast, escrita, oralidade

Resumo

O ensino de língua portuguesa em várias escolas ainda aborda fala e escrita como modalidades antagônicas e dissociadas, consequência de uma abordagem dos anos 1970/1980, que coloca a fala como desorganizada, improvisada e a escrita como organizada, planejada. Tal visão, que desconsidera a dimensão comunicativa da oralidade, contribuiu para que a escrita fosse vista como o lugar de prestígio social, associada ao poder e ao status, e a oralidade como algo inferior e desprestigiado, ligada à informalidade. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática com os gêneros fábula e podcast, elaborada para implementação possível em 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas à articulação das práticas escritas e orais, considerando a relação de interdependência e continuidade que existe entre oralidade e escrita.  Os estudos de Antunes (2003), Dolz, Lima e Zani (2020) e Villarta-Neder e Ferreira (2020) constituem a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia é baseada nas perspectivas da sequência didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e do letramento literário, de Cosson (2006). Os resultados indicam que uma proposta sistematizada de trabalho com os gêneros fábula e podcast pode combater a visão dicotômica de fala e escrita. Apresenta-se, assim, uma proposta pautada na articulação das práticas de escrita e de oralidade, que se inter-relacionam nos diversos gêneros e atividades linguageiras, colaborando, então, para a ampliação das possibilidades interlocutoras dos alunos.

Publicado
2021-12-23