Identidades docentes e aprendizagens

entre o estabelecido, a suposição e a novidade do Estágio Curricular Obrigatório no ERE

  • Ana Paula Domingos Baladeli UFJ

Аннотация

A formação profissional oferecida pelo curso de licenciatura deve possibilitar a aquisição de conhecimentos técnicos, científicos, conhecimentos específicos da área de formação, que fomentem escolhas pedagógicas subsidiadas em epistemologias alinhadas às concepções de educação e de língua assumidas em sala de aula. Nessa perspectiva, segundo  Pimenta e Lima (2011), Ghedin (2015), o estágio integra conhecimentos teóricos e práticos por meio da consciência crítica sobre a realidade da profissão, tem ainda a atribuição de oportunizar a ressignificação das identidades profissionais. Com a emergência na adaptação do ensino para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia do Sars-Cov-2, as tecnologias digitais assumiram a centralidade na educação, provocando revisões conceituais e metodológicas, sobretudo no que tange o desenvolvimento de competências digitais (BALADELI, 2013; FROM, 2017). Este estudo apresenta uma experiência docente com os estágios na formação inicial de professores de Língua Inglesa no contexto do ERE. Por meio da revisão de estudos sobre estágio e uso de tecnologias, concluimos que o novo cenário impacta na construção das identidades docentes. O impacto na construção das identidades profissionais reflete as dificuldades na integração das tecnologias digitais na mediação do ensino,  evidenciando a emergência na formação teórica e prática para o uso pedagógico de tecnologias digitais.

Опубликован
2021-12-23