Leitura e modalização avaliativa
uma visada pragmática sobre o gênero capa de revista
Аннотация
Considerando o novo olhar sobre os estudos linguísticos nas últimas décadas, mais precisamente na segunda metade do século XX, constitui nosso objetivo, neste texto, analisar o funcionamento e a presença da modalização avaliativa em capas da revista diversas, a partir da perspectiva da pragmática. Além disso, teremos o suporte dos postulados da Teoria da Argumentação na Língua (ANSCOMBRE, DUCROT, 1994) e (DUCROT, 1988). A junção entre essas duas perspectivas diz respeito ao fato de que a primeira trabalha com a noção de uso e de contextos, e a segunda preocupa-se com a questão dos sentidos das estruturas linguísticas. Serão analisadas aqui cinco capas de revistas e, assim, não estaremos preocupados com a questão da quantidade, mas tão somente com a qualidade, ou seja, o sentido e a função que determinadas palavras exercem nas capas selecionadas. Dessa forma, ressaltamos que nossa pesquisa tem caráter puramente analítico-descritivo. Depois de empreendidas as análises, é possível afirmar que é de extrema importância observar o funcionamento dessas estruturas modais no uso da linguagem e, mais do que isso, perceber como não devemos categorizar as palavras tão somente a partir de nomenclaturas apresentadas pelos manuais didáticos, pois, de alguma forma, essas nomenclaturas quase nunca refletem, de fato, o uso cotidiano e os sentidos que são, e que podem ser, dados a tais palavras.
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