O uso de material concreto como recurso didático para o desenvolvimento do cálculo mental com frações

  • Andressa Elvira Matias Coelho Universidade Anhanguera - Uniderp

Resumo

O uso de materiais concretos é uma prática comum em salas de aula e tem por objetivo auxiliar os alunos na compreensão de ideias e propriedades que se deseja ensinar. Para a introdução do conteúdo de frações fez-se a opção pelos materiais frações circulares e barras de cuisenaire, pois por meio deles é possível trabalhar diversos conceitos, como a representação de números fracionários, frações equivalentes, comparação de frações, adição e subtração de frações, entre outros. Consideramos que essa oficina se faz importante uma vez que os números racionais é um bloco de conteúdos complexo, cognitivamente desafiador e que muitas vezes é apresentado aos alunos de forma quase mecânica visando mais a memorização das regras apresentadas, com pouca ênfase na compreensão conceitual, o que acaba dificultando o desenvolvimento do cálculo mental com esse conjunto numérico. Sendo assim, o objetivo desta oficina é mostrar como a utilização de materiais concretos pode contribuir para a introdução desse conteúdo e o desenvolvimento do cálculo mental com frações.

 

Publicado
2022-03-31