ETNOMODELAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Resumo

Este resumo apresenta recorte de uma pesquisa em andamento com o objetivo de apresentar um projeto de formação de professores, com enfoque na Etnomodelagem, trazendo à luz algumas reflexões sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a produção dos dados é utilizada a entrevista semiestruturada e a observação. Desta forma, entende-se que o processo de formação de professores precisa ser inicial e contínuo, o qual propicie um processo de ensino e aprendizagem, mediado pela utilização de abordagens metodológicas, como por exemplo, a Etnomodelagem. Compreende-se que o ensino da Matemática deve atrelar os saberes acadêmicos com os advindos da realidade cultural vivenciada pelos indivíduos, e assim, possibilite aos professores uma mudança nas práticas educativas, desenvolvendo um ensino que apresente significado e sentido para os estudantes. Os resultados sugerem que  professores, ao se beneficiarem da utilização dessa abordagem em sala de aula, podem vivenciar mudanças nas práticas educativas, entendendo que o ensino de Matemática perpassa por diversos caminhos, que não se resumem a transmissão do conhecimento de forma pronta de acabada, mas que possa ser construída por meio dos diferentes vieses que o processo de ensino possa ofertar para aprendizagem dos estudantes.

 

 

Biografia do Autor

Girlane da Silva dos Santos, Secretária do Estado da Bahia

Graduada em Física, pela Faculdade Venda Nova do Imigrantes (FAVENI - 2020). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Baiano (IFBAIANO - 2019). Especialista em Ensino da Matemática, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - 2015). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB- 2013). Professora da Rede Estadual de Ensino - SEC. Atuando principalmente nos temas Formação de Professores e Modelagem Matemática. Membro do Grupo: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC)

Publicado
2022-03-31