ETNOMODELAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Este resumo apresenta recorte de uma pesquisa em andamento com o objetivo de apresentar um projeto de formação de professores, com enfoque na Etnomodelagem, trazendo à luz algumas reflexões sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a produção dos dados é utilizada a entrevista semiestruturada e a observação. Desta forma, entende-se que o processo de formação de professores precisa ser inicial e contínuo, o qual propicie um processo de ensino e aprendizagem, mediado pela utilização de abordagens metodológicas, como por exemplo, a Etnomodelagem. Compreende-se que o ensino da Matemática deve atrelar os saberes acadêmicos com os advindos da realidade cultural vivenciada pelos indivíduos, e assim, possibilite aos professores uma mudança nas práticas educativas, desenvolvendo um ensino que apresente significado e sentido para os estudantes. Os resultados sugerem que professores, ao se beneficiarem da utilização dessa abordagem em sala de aula, podem vivenciar mudanças nas práticas educativas, entendendo que o ensino de Matemática perpassa por diversos caminhos, que não se resumem a transmissão do conhecimento de forma pronta de acabada, mas que possa ser construída por meio dos diferentes vieses que o processo de ensino possa ofertar para aprendizagem dos estudantes.