Letramento Estatístico e Criticidade: uma experiência na educação básica

  • Cristimara Castilho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Heloísa Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2430-7256
  • Daniella Assemany Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esse trabalho apresenta-se como um relato de uma pesquisa, ainda em desenvolvimento, acerca de uma experiência didática ocorrida em um colégio federal localizado no estado do Rio de Janeiro. O objetivo desse trabalho consiste em evidenciar as impressões crítico-reflexivas de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, acerca da temática racial em contexto social e de interpretação e divulgação de dados estatísticos. Nesse sentido, considera-se que o objetivo de os provocar para um debate crítico mais aprofundado acerca do racismo encontrado no mercado de trabalho foi alcançado. As ideias que foram expostas através do formulário pelos alunos expressam pensamentos reflexivos acerca do tema.

Biografia do Autor

Cristimara Castilho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Educação Matemática (2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especializada em Residência Docente pela UFJF no Colégio de Aplicação João XXIII (2021). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, GREPEM, na UFJF discutindo sobre as práticas docentes e a formação de professores de matemática. Se ocupa com a pesquisa da área de Educação Matemática na tendência da Educação Estatística, integrando o Grupo de Trabalho - 12, Probabilidade e Estatística, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, visando o exercício do letramento estatístico e probabilístico para a formação crítica do cidadão. Também é integrante do Grupo de Estudos em Estatística e Probabilidade e do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino, ambos alocados na UFRJ.

Heloísa Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT/UFRJ), desenvolvendo pesquisas na área de Educação Estatística. Tem experiência da área de educação, com ênfase em matemática, trabalhando como professora no Colégio de Aplicação da UFRJ. (Texto informado pelo autor)

Publicado
2022-04-25