Como desenvolver projetos de ensino em espaços escolares

  • Kesia Caroline Ramires Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Paionk
  • Nancy Ofelia Ferreira de Tomascheski
  • Taysa Brender dos Santos

Resumo

A proposta da Oficina intitulada Como desenvolver projetos de ensino em espaços escolares, apresenta uma opção de fundamentação teórico-metodológica e propõe elementos de execução de atividades a serem realizadas em âmbito escolar. A finalidade é mostrar um aparato para que professores possam se aprofundar no preparo de aulas, instrumentalizando-as para o desenvolvimento de projetos. A fundamentação teórico-metodológica se refere à Metodologia de Projetos (BEHRENS, 2014) e Investigações Matemáticas (PONTE, 2006), as quais partem do princípio de que os professores podem trabalhar também como pesquisadores em seus espaços de atuação. Conforme os primeiros estudos, o professor-pesquisador é aquele que busca uma formação teórica que ofereça suporte ao trabalho docente, salientando o papel do professor como investigador de práticas educacionais (GATTI, 2019). Para o ESEM, propomos algo semelhante: (a) os primeiros 15 min. - apresentaremos os pressupostos teóricos que pautam a Oficina; (b) 15min. seguintes - discorreremos brevemente sobre a Metodologia de Projetos e Investigação Matemática; (c) nos próximos 30 minutos, três ministrantes da Oficina contarão suas experiências para elaboração de seus respectivos projetos; (d) os 30 minutos finais deixaremos para a atividade de simulação de um projeto e para perguntas. Um modelo dessa simulação será apresentado aos participantes.

Publicado
2022-03-31