Estruturalismo e o Movimento da Matemática Moderna

Resumo

Temos por objetivo dialogar sobre o estruturalismo no Movimento da Matemática Moderna a partir da perspectiva teórico-metodológica da História Cultural. O Movimento da Matemática Moderna baseou-se na Teoria dos Conjuntos, tendo como ideia central o conceito de estruturas que influenciou os modos do professor ensinar matemática, desde os conteúdos até as metodologias. Como resultado, a ampla divulgação de cursos de aperfeiçoamentos para ensinar investiram na concepção tecnicista da Matemática. Diante disso, foi possível inferir que a característica tecnicista ligada ao estruturalismo se tornou uma metodologia para ensinar e, portanto, o processo de sistematização do conhecimento foi invertido, os manuais foram inseridos na prática do professor, de modo a torná-lo dependente e a não sair do modelo proposto num determinado livro.

Biografia do Autor

Laura Dias, UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) dedicando-se a pesquisa relacionada a História da Educação Matemática, possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana/MS (2017) e Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Compasso MS - Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática.

Publicado
2022-03-31