A Produção de Vídeos na Pandemia: Uma experiência vivenciada no Pibid de Matemática

  • NEILA TOLEDO IFC Rio do Sul
  • Júlia Dâmaris Fachini Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul
  • Larissa Hang Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul
  • Roberta Konink

Resumo

No ano de 2020, a pandemia causada pelo novo coronavírus afetou a rotina e o modus operandi da população em escala global. Com o fechamento das escolas, os ambientes de aprendizagem virtuais foram sendo utilizados com maior frequência na educação para que os estudantes de todos os níveis de ensino pudessem dar continuidade em sua vida escolar/acadêmica. Nesse cenário, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação cresceu consideravelmente e a produção de vídeos, tornou-se uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o planejamento e a produção de videoaulas de Matemática durante a pandemia, bem como suas contribuições para a formação das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul. Tal atividade foi realizada com as turmas do sexto ano do Ensino Fundamental até a primeira série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz (SC). As bases teóricas que, neste estudo, sustentam o exercício analítico empreendido sobre a experiência vivida estão construídas a partir de Freire (2018), de Larrosa (2011) e de Freitas (2012), entre outros. O estudo, de caráter qualitativo, teve início em fevereiro de 2021 e foi finalizado em julho do mesmo ano e, contou com oito fases adaptadas de (OECHSLER; BORBA, 2018), são elas: (i) Apresentação da proposta ass bolsistas, escolha do tema e realização da pesquisa do conteúdo matemático; (ii) Elaboração do roteiro/planejamento; (iii) Revisão do roteiro/planejamento pelo professor supervisor da escola e pela coordenadora do núcleo; (iv) Gravação dos vídeos; (v) Criação de um grupo no WhatsApp constituídos por alunos da turma da primeira série do Ensino Médio; (vi) Criação de um canal do YouTube; (vii) Postagem no canal do YouTube dos vídeos e disponibilização dos links no grupo do WhatsApp; (viii) Auxílio no esclarecimento das dúvidas dos alunos por meio dos grupos do WhatsApp. Após a escolha e pesquisa sobre o conteúdo matemático foi disponibilizado pelo professor supervisor e pela coordenadora do núcleo do Pibid um roteiro que conduziu o planejamento e a produção dos vídeos. As etapas que constituiu o roteiro são: (a) Tema; (b) Pré-Requisitos; (c) Objetivos (geral e específicos); (d) Recursos didáticos; (e) Metodologia de Ensino; (f) Desenvolvimento da aula. Além disso, as videoaulas deveriam ser gravadas obedecendo aos seguintes critérios: (a) Tempo máximo de 15min, podendo ser um ou mais vídeos (todos os vídeos juntos deveriam permanecer dentro do tempo especificado); (b) Uso de material manipulável (quando possível) ou a partir de exemplos práticos ou situações problema; (c) Propor alguns exercícios aos alunos (no máximo três). Após o retorno de maneira híbrida (tempo escola e tempo casa) das atividades escolares, verificou-se a necessidade de também oportunizar durante as aulas de Matemática presenciais que, os alunos assistissem aos vídeos. Visto que, alguns tinham dificuldades de recebimento de sinal da internet em suas residências. Este relato não tem a pretensão de construir verdades únicas. Estamos cientes de que este trabalho gerou, apenas, algumas possibilidades de refletirmos sobre a atividade desenvolvida. Diante disso, ressaltamos algumas considerações, são elas: a) o uso das TICs por meio de um roteiro/planejamento com objetivos fixados e com uma metodologia pré-estabelecida é significativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática; b) no decorrer da aplicação da atividade os alunos demonstraram interesse e tornaram-se também responsáveis pela construção do seu próprio conhecimento; c) auxiliou as bolsistas no desenvolvimento de saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professora; d) oportunizou as Pibidianas conhecer como utilizar as TICs e como pode preparar uma aula de fácil compreensão e que seja mais atrativa por meio da produção de vídeos.

 

Biografia do Autor

Júlia Dâmaris Fachini, Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul.

Larissa Hang , Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul

Acadêmica do Curso de Licencitura em matemática do Instituto Federal Catarinense campus RIo do Sul.

Roberta Konink

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Rio do Sul.

Publicado
2022-04-25