A MATEMÁTICA DO ENSINO NO CURSO GINASIAL NO MATO GROSSO DE 1942 A 1971
Resumo
O projeto de tese, que será apresentado como artigo, tem como objetivo analisar a matemática do ensino no curso ginasial em Mato Grosso. Para isso, primeiramente irá investigar a implantação e organização dessa modalidade de ensino e, em seguida, aprofundará para a formação dos professores, afim de conhecer a matemática para ensinar e a matemática a ensinar, e por fim caracterizar a matemática do ensino nesse curso. Abordando assim o panorama geral da educação no período de 1942 a 1971, será necessário contemplar a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) n°5.692/71, além da LDB n°4.024/61, “Reforma Francisco Campos” decreto n°19.890/31 e a “Reforma Gustavo Capanema” ou Lei Orgânica do Ensino Secundário n°4.244/42. Esta pesquisa classifica-se como documental que será realizada por meio de uma literatura cinzenta, aliada aos referenciais da História da Educação Matemática e baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Pretende-se pautar a pesquisa em diferentes fontes: cadernos, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais. Entretanto, o principal local da pesquisa será a Hemeroteca Digital Brasileira.