Possibilidades do Perspectivismo de Eduardo Viveiros de Castro na Educação Escolar Intercultural Brasileira

Resumo

O presente texto trata das Possibilidades do Perspectivismo de Eduardo Viveiros de Castro na Educação escolar intercultural. Tem por objetivo refletir sobre os diversos modos de ver a importância da educação escolar nos diferentes meios e culturas e o porquê da ocupação das carteiras escolares nas escolas urbanas pelos indígenas. Justifica-se pela necessidade de compreender o olhar dos indígenas brasileiros e as perspectivas que os levam às escolas fora de suas aldeias. Desse modo, apresentam-se as discussões levantadas por Viveiros de Castro, nas obras “Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena”, “O nativo relativo” e “Metafísicas Canibais”. Considera-se importante a compreensão do conceito “Multinaturalismo” apresentado pelo autor, uma vez que ele inova a ótica perspectivista ao considerar o olhar do ameríndio.

Biografia do Autor

ADRIANO MAMEDES NASCIMENTO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor efetivo do IFMT/Juína

Graduado em Matemática

Mestre em Ensino de Ciências Naturais - UFMT

Doutorando em Edumat - UFMS

 

Publicado
2022-03-31