Movimentos precursores da constituição do Ensino Médio de Tempo Integral nas Escolas da Autoria
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de constituição do Ensino Médio de Tempo Integral nas Escolas da Autoria em Mato Grosso do Sul. Buscamos indícios históricos e nas legislações da constituição da educação de tempo integral, as concepções de educação que vêm influenciando as políticas de educação integral em tempo integral nas escolas brasileiras ao longo dos anos. Entendemos que a educação de tempo integral é uma construção histórica e sua composição vem de mobilizações sociais, sendo pensada para além da permanência do estudante na e sob a responsabilidade da escola, em um tempo superior a sete horas de atividades pedagógicas, mas como uma proposta de ensino voltada para a formação integral do estudante. Há um processo de educação em tempo integral em curso desde 2017 em Mato Grosso do Sul. Recontar a história da educação em tempo integral é compreender as diferentes categorias que a compõe, e expor os diversos movimentos de continuidade ou descontinuidade de políticas públicas ao longo dos anos.