Quando é que barcos deixam de voar? Educação Infantil, Currículos e a Infância que ocupa esses espaços
Resumo
Neste artigo se apresenta dados produzidos em uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento que caminha no cotidiano de uma escola de Educação Infantil movimentada por uma questão: quanto de infância cabe na Educação Infantil? Diante disso, o artigo tem como objetivo problematizar o currículo da Educação infantil com experiências do cotidiano de uma turma do grupo III, formada por 23 crianças, com idade até 3 anos, e três professoras. São apresentadas algumas discussões acerca da constituição da Educação Infantil, com enfoque principal em seu currículo, problematizando a concepção de infância presente em documentos norteadores, as formas de silenciamento e padronização que são impostas e o quanto a infância, a partir da perspectiva desta como condição humana, precisa ser considerada nos espaços ocupados por crianças. Guia-se pela cartografia e pela complexidade para, a partir/com imagens e falas desse cotidiano, questionar o currículo que está proposto e perceber um outro currículo criado pelas crianças na infância. Um currículo vivo, que se faz com os acontecimentos.