Um diálogo sobre narrativas digitais e tecnologias digitais

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento que integra o projeto (extraído para manter o anonimato (XXXXX)). Temos como temática de pesquisa a discussão sobre o uso de narrativas digitais no processo de produção de conhecimentos de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um contexto pandêmico. Para esse artigo, temos como objetivo discutir o que os trabalhos publicados abordam sobre narrativas digitais em Educação Matemática, visto que pretendemos considerar como perspectiva de análise elementos de narrativas digitais. Trata-se de um diálogo de obras publicadas em três bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos Capes e SciELO com uma tese em movimento. Pudemos notar, com o levantamento, que poucos trabalhos têm discutido o uso de narrativas digitais no contexto da Educação Matemática, pensando como uma forma de produção de conhecimentos e/ou ainda usado nos processos de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mãe do Enzo, esteve em licença maternidade em 2017. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP para cursos da área de Exatas. Atualmente é docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição e editora da Revista Perspectivas da Educação Matemática (Qualis B1 - Ensino). É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática/INMA/UFMS, coordenadora do grupo de pesquisa TeDiMEM e membro do grupo de pesquisa GPIMEM (associada). É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Integrare, Perspectivas da Educação Matemática e BOLEMA, além de emitir pareceres ad hoc para outros periódicos.

Publicado
2022-03-31