A formação inicial e continuada de matemática em tempos de pandemia: possibilidades e enfrentamentos
Resumo
O presente trabalho é fruto de inquietações de integrantes do Grupo de Pesquisa (extraído para manter o anonimato) sobre como a pandemia de COVID-19 potencializou desafios no ensino de matemática no Brasil. Não raramente, alguns discursos sobre o uso de tecnologias indicam a falta de formação para lidar com o ensino remoto emergencial e modos de como isso vem sendo enfrentado desde o início de 2020. Desta forma, temos como objetivo apresentar um levantamento realizado via google formulário sobre desafios, potencialidades e enfrentamentos do ensino de matemática no período pandêmico. O levantamento foi realizado no mês de junho de 2021 e tem como propósito a formulação de um curso de extensão no segundo semestre deste mesmo ano, procurando atender as demandas expressas pelos respondentes, sendo esses profissionais formados ou em formação em matemática. Nota-se com a discussão dos dados que grande parte dos interessados buscam por um curso que traga discussões sobre as questões tecnológicas voltadas à discussão pedagógica, como formas para ensinar e aprender matemática com o uso efetivo de tecnologias digitais.
Palavras-Chave: Ensino Remoto Emergencial. Escuta. Autoria. Colaboração. Educação Matemática.