O O XADREZ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

  • Valdenilton Rodrigues Valadão IFG- Campus Jataí
  • Drª. Adriana UFMS/CPAN

Resumo

Este trabalho refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado, em fase inicial, com foco no uso de xadrez numa perspectiva de resolução de problemas. Tem-se como objetivo perceber e analisar as contribuições do uso do xadrez, numa perspectiva de resolução de problema, na prática docente de professores que ensinam matemática, durante um curso ministrado na cidade de Doverlândia-GO. Tem-se como questão de investigação: Como o uso do xadrez, numa perspectiva da resolução de problema, pode contribuir na formação de professores que ensinam matemática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ação. A produção das informações da pesquisa se dará por meio de questionários, atividades, relatórios, entrevistas, gravações vídeos e áudios, diário de bordo. Com este trabalho espera-se contribuir para com a formação continuada de professores que ensinam matemática através da reflexão sobre o uso de xadrez na sala de aula.

Biografia do Autor

Valdenilton Rodrigues Valadão, IFG- Campus Jataí

Possui Especialização em Ensino de Matemática UEG- Iporá 2009, Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Atualmente é professor efetivo de matemática, Eletivas de Matemática Ens. Médio- Colégio Estadual Dr Pedro Ludovico Teixeira. Tem experiência na área de Matemática, Oficina de Xadrez Educacional, Jogos Matemáticos e Resolução de Problemas no Ens. fund. com ênfase em dinamizar o ensino da matemática e recuperação da aprendizagem.

Drª. Adriana , UFMS/CPAN

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade São Francisco - Itatiba (2001), mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação de jovens e adultos, resolução de problemas, matemática e oficinas de matemática.

Publicado
2022-03-31