USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

  • Alessandro Ribeiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe

Resumo

Este estudo apresenta e analisa práticas desenvolvidas, a partir do uso conjunto de Modelagem Matemática e softwares educacionais como meio de desenvolver o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na sala de aula. Logo, tem como objetivo mostrar as concepções de autores da área que utilizam e incentivam os softwares educacionais como recurso pedagógico nas atividades de Modelagem, fazendo reflexões sobre essa temática. Para a metodologia, foi realizado uma revisão de leitura, visando identificar autores que relatam o uso de Modelagem Matemática em conjunto com tecnologias dando ênfase ao uso de softwares educacionais, acreditando que tais softwares podem contribuir para a elaboração de modelos matemáticos advindos de situações reais e interdisciplinares. Os resultados apontaram que o uso de softwares educacionais potencializam as atividades de modelagem matemática, e, ambos articulados com discussões vinculadas à realidade, estimulam nos estudantes maior interação no aprender e no pesquisar, fazendo-os refletir sobre seus conhecimentos matemáticos por meio de ações resultantes das investigações de fenômenos da realidade.

Publicado
2022-03-31