O ESTUDO DE FUNÇÕES HIPERBÓLICAS POR MEIO DO GEOGEBRA NO ENSINO REMOTO

  • Veruska Dolfini Barbosa Universidade Federal de Jataí
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa mestrado, em andamento. Tem-se como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como propor uma sequência de atividades utilizando o Software Geogebra para a aprendizagem de funções hiperbólicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico no banco de teses e dissertações do PROFMAT cujas palavras-chave foram: o Ensino Remoto Emergencial, as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação e o Software Geogebra para a aprendizagem de Funções Hiperbólicas. Num primeiro olhar para o material, pode-se perceber o papel das TIDC como fundamental para que o ensino escolar não fosse interrompido durante o período de distanciamento social, bem como evidenciou que há a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre o papel das mesmas para a real inclusão dos alunos. Ainda, está-se em fase de análise do material, assim espera-se ter mais dados para ser apresentado durante o evento.

Publicado
2022-03-31