AVALIAÇÕES FORMATIVAS COM O GOOGLE FORMS: POSSIBILIDADES EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO PANDÊMICO

  • Gabriela da Silva Sandim UFMS
  • Juliana Leal Salmasio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho decorre de uma iniciação científica vinculada ao grupo de pesquisa (extraído para manter o anonimato). Nosso objetivo é investigar possíveis práticas avaliativas utilizando o Google Forms em uma disciplina de Cálculo I no contexto pandêmico. A pesquisa é qualitativa e os sujeitos são os alunos dessa disciplina, ministrada pela professora (extraído para manter o anonimato), no segundo semestre de 2020 na Universidade (Extraído para manter anonimato). Faremos a análise de dados com base nas avaliações escritas que foram realizadas pelos alunos no Google Forms. Pretendemos analisar as potencialidades dessa plataforma digital para a prática da avaliação formativa, observando as ferramentas que possibilitam a elaboração de provas, como também as ferramentas de comunicação. Almejamos que os resultados obtidos nos indique contribuições da avaliação formativa com tecnologias digitais para a aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Juliana Leal Salmasio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018) e Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Educação Matemática - (GPTEM/UFGD) e do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM). É integrante do Projeto Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM), dedicando-se a pesquisas relacionadas ao uso do Smartphone (e outras Tecnologias Digitais) no processo de Ensino e de Aprendizagem matemática.

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mãe do Enzo, esteve em licença maternidade em 2017. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP para cursos da área de Exatas. Atualmente é docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição e editora da Revista Perspectivas da Educação Matemática (Qualis B1 - Ensino). É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática/INMA/UFMS, coordenadora do grupo de pesquisa TeDiMEM e membro do grupo de pesquisa GPIMEM (associada). É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Integrare, Perspectivas da Educação Matemática e BOLEMA, além de emitir pareceres ad hoc para outros periódicos. 

Publicado
2022-03-31