Educação matemática e cidadania: uma reflexão sobre as relações étnico-raciais
Resumo
Neste trabalho temos como objetivo refletir sobre as relações étnico-raciais na educação, em particular na educação matemática, buscando estabelecer formas de conceber uma educação matemática para as relações étnico-raciais em prol da construção da cidadania da população negra, partindo do pressuposto de que nos encontramos numa situação de cidadanias mutiladas. Para isso, estabelecemos interlocução com a teoria/postura decolonial em Walsh (2008) e Quijano (2009), com a etnomatemática em D’Ambrosio (2002), além do conceito de cidadanias mutiladas em Santos (1996). Para o alcance dos objetivos, o percurso metodológico foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde utilizamos procedimentos qualitativos onde análise, como (i) análise documental da lei 10.639/2003, (ii) impactos da lei na educação matemática e (iii) reflexão da potencialidade da lei e de sua implementação na educação matemática para os processos de cidadanização da população negra. Entendemos que a educação matemática precisa estabelecer esforços para que haja atuação de pesquisa e prática pedagógica em prol da implementação da lei 10.639/2003, de modo a estabelecer formas de corroboração para a cidadanização da população negra brasileira.