O TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO, EM BUSCA DE INTEGRAÇÃO NA VIDA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO

  • Patrícia Henrique Vieira da Silva CARDOSO UEMS/UCG
  • Lucilo Antonio RODRIGUES UEMS/UCG

Abstract

Em uma perspectiva sobre o ensino de literatura nas escolas estaduais de ensino médio do Estado de Mato Grosso do Sul, Pereira (2013), em que o livro didático é aporte quase que único para o desenvolvimento das aulas, a fragmentação do texto literário é realidade quase que unânime no material didático oferecido aos professores de literatura, fator que motiva a reflexão deste estudo. Com base nos conceitos de letramento literário de Cosson (2006), e na função humanizadora da literatura de Candido, (1995), uma análise sobre a coletânea distribuída como material didático pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) para o ensino de Língua Portuguesa - Literatura, da coleção Português: contexto, interlocução e sentido. Este estudo analisa como é tratado o texto literário neste manual, e se espera após análise uma possível proposta com aporte teórico metodológico de como se trabalhar o texto literário em sala de aula, fugindo da fragmentação e desconfiguração literária.

Author Biographies

Patrícia Henrique Vieira da Silva CARDOSO, UEMS/UCG
Graduada em Letras (UFMS), mestranda em Letras (UEMS/UCG) e bolsista Capes.
Lucilo Antonio RODRIGUES, UEMS/UCG
Doutor em Letras (UNESP) e Professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande/MS (UEMS/UCG).

References

ABAURRE, M. L., ABAURRE, M. B, PONTARA, M. N. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2013. v. 1.

ABAURRE, M. L., ABAURRE, M. B, PONTARA, M. N. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2013. v. 2.

ABAURRE, M. L., ABAURRE, M. B, PONTARA, M. N. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2013. v. 3.

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015, língua portuguesa, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1976.

CANDIDO, A. “O direito à literatura”. In: Candido, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000.

PEREIRA, D. C. O ensino de literaturas em Língua Portuguesa em Campo Grande/MS. MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 07/2011-2013.

PEREIRA, D. C. Questões sobre ensino de Literatura. Revista InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 1, p. 1-23, 2013.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Published
2015-08-18