RELATO DE EXPERIÊNCIA: processos de intercâmbios culturais entre Brasil e Estados Unidos em uma abordagem interdisciplinar

  • Isabel Cristina RATUND UFMS/CPAQ
  • Maria Neusa Gonçalves Gomes de SOUZA UFMS/CPAQ

Abstract

Este texto objetiva tratar sobre o intercambio cultural entre acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA) em aldeia indígena Terena. O projeto de ação ocorreu por meio da Congregação Luterana Indígena, com sede em Anastácio/MS, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Indígena Polo, em Miranda/MS, em maio de 2014. Este projeto reflete as contribuições das discussões provocadas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar de Professores GEPFIP/CNPq/UFMS/CPAQ. A pesquisa assentou-se em pressupostos teóricos de autores como Fazenda (2012), diversidade cultural, Brasil (2007), Carlos (2006), Tavares (2013), entre outros. Os encaminhamentos metodológicos pautam-se pelas ações sociais e pedagógicas aplicadas pelos norte-americanos e acadêmicos brasileiros em dinâmicas lúdicas, artísticas e esportivas, com palestras de cunho pedagógico e educativo relacionadas a temas como: sexo, amizade, higiene, drogas, alcoolismo, primeiros socorros etc. Tais ações foram intermediadas na tradução da língua Terena à língua Inglesa, Portuguesa e vice-versa, oportunizando compreender a dimensão das experiências em atividades de apoio social à saúde e de promoção e valorização da diversidade cultural. Os resultados apontaram grandes avanços nas ações desenvolvidas a favor de um grupo mais expressivo, criativo e sensível ao mundo que o cerca, ou seja, vislumbrou-se o exercício para a prática interdisciplinar de convivência e parceria.

Author Biographies

Isabel Cristina RATUND, UFMS/CPAQ
Mestre em Letras (UFMS) e Professora Assistente do Curso de Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor (GEPFIP).
Maria Neusa Gonçalves Gomes de SOUZA, UFMS/CPAQ
Professora Doutora do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ). Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor (GEPFIP) e Coordenadora da Linha de pesquisa Politicas Publicas e Diversidade Cultural. Pesquisadora da História e Cultura.

References

BRASIL. Decreto n. 6.177, de 1 de agosto de 2007. Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das expressões culturais. (UNESCO-Convenção de Paris- 2005).

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Programas de Pós-graduação da CAPES. 2006.

FAZENDA, I. C. História, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP, 2012. (coleção Magistério).

FAZENDA, I. C. A teoria fecunda e a prática difícil da Interdisciplinaridade. Disponível em: <http //: www.pucsp.br/gepi>. Acesso em: 01 out. 2014.

SILVA, A. L. G. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2013.

SOARES, S., SCHMALTZ, M. Aspectos culturais em livro didático de ensino de LE. In: TAVARES, Roseanne Rocha (Org.). Língua, cultura e ensino. Maceió: Ed. da UFAL, 2006. v. 1. p. 41-60.

TAVARES, D. E. Identidade. In: FAZEDA, I. C (Org.); GODOY, H. P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2013. p. 135-139.

Published
2015-08-18