IDENTIDADE DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO EAD: entre a atuação exclusiva ou complementar

  • Alexandre Luís GONZAGA UFMS/CPTL
  • Marcos Lúcio de Sousa GÓIS UFGD

Resumen

Este estudo aborda a constituição da identidade profissional e o papel do tutor presencial em cursos superiores no sistema de ensino à distância. Na esteira do progresso tecnológico, instituições de ensino privadas aderem fortemente ao uso das tecnologias com aplicações educacionais de modo que tanto a educação quanto a tecnologia são vistos como faces de um mesmo processo cultural de ensino. A instituição de ensino superior privada de ensino a distância pode ser vista como um mecanismo de veiculação de ideologia positivista, voltada para a produtividade, e onde eventuais reformas educacionais são percebidas como mecanismos de renovação econômica, transformação social e solidariedade nacional (MASCIA, 2002, p. 53), e que dissipam qualquer dissemelhança em função da unidade (CORACINI, 2003). Entrevistou-se cinco tutores presenciais de uma instituição de ensino superior à distância. Viu-se que o indivíduo que exerce a tutoria carece de identidade profissional porque, entre os entrevistados, não há o que exerce a tutoria exclusivamente, sendo esse cargo exercido principalmente como segunda fonte de renda. Buscou-se caracterizar a relação identitária professor-tutor sob um aspecto de afirmação-negação de si e propôs-se assim, uma discussão baseada num quadrado de percurso de geração de sentido.

Biografía del autor/a

Alexandre Luís GONZAGA, UFMS/CPTL
Mestre em Letras (UFGD), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e bolsista CAPES.
Marcos Lúcio de Sousa GÓIS, UFGD
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP) e professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Citas

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Publicado
2015-08-18