O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Forma e preparação de manuscritos

O manuscrito submetido à ARGAMASSA - Revista das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Gestão, Decisão e Memórias. Uma avaliação referente a plágio será conduzida mediante critérios reconhecidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec).

Todas as submissões de manuscritos devem seguir as Normas da ABNT, no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da ABNT. 

Observação: Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que três linhas, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda três linhas, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas. Considerar linha, com 70 toques.

Categorias do manuscrito

1. Estudo teórico - discussão de problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação de avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: resumo, introdução, método, discussão, conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 5 e 20 laudas, não considerando resumos e referências; Admitido maior número ou limites de laudas, na conformidade da decisão do Editor Gerente.

2. Relato de pesquisa – investigação original, de relevância científica, baseada em estado da arte e dados empíricos, lastreada em metodologia específica e discussão. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento para as áreas temáticas. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Devem ser escritos entre 5 e 20 laudas, não considerando resumos e referências;

3. Relato de experiência - relato de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento temáticos, e que demonstrem contribuições para a melhoria de práticas profissionais. É necessário conter: resumo, introdução, método, discussão, conclusão e referências. Devem ser escritos entre 5 e 20 laudas, não considerando resumos e referências.

 Critérios gerais para avaliação dos manuscritos

1)    Os trabalhos enviados devem ser redigidos em português ou em inglês ou em espanhol e, obrigatoriamente com resumo e abstract ou resumen;

2)    Espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2,54 centímetros, texto justificado;

3)    Textos devem ser submetidos em extensão .doc ou .docx;

4)    Tabelas e figuras (gráficos e imagens) devem constar no corpo de texto, mas necessariamente em formato editável;

5)    As páginas não devem ser numeradas;

6)    O título deve ser centralizado, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas;

7)    O título deve explicitar o(s) fenômeno(s) estudado(s) e a relação com o contexto de investigação;

8)    O resumo deve ater-se às informações relevantes do manuscrito, destacando o contexto teórico do estudo, objetivo, método, resultados (discussão) e conclusão. Manuscritos de revisão sistemática ou teóricos devem explicitar a perspectiva adotada e as contribuições ou avanços produzidos pela pesquisa nos temas elegidos. De 150 a 250 palavras, e de 3 a 5 palavras-chave em cada um dos resumos;

9)    A introdução deve destacar o estado da arte, propósitos e objetivos e potencial contribuição da investigação na área de conhecimento considerada;

10) O método deve salientar o delineamento e os procedimentos de pesquisa e, principalmente, no caso das pesquisas empíricas, especificar o contexto, participantes, variáveis ou categorias estudadas, instrumentos de coleta de dados, análise dos dados sistematizados e discussão;

11) As referências e formas de citação devem seguir as Normas de Publicação da ABNT;

12) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato;

13) Não pode conter endereço eletrônico no corpo do texto. 

 Envio de manuscritos

Os manuscritos devem ser inéditos e os originais submetidos a exame pela Comissão Editorial, que poderá recorrer ao conselho consultivo e/ou a pareceristas ad hoc, a seu critério, omitida a identidade dos autores.

Os autores devem atentar-se as seguintes especificações de envio:

1) Folha de Rosto

A folha de rosto deverá ser enviada via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”, contendo:

  • Título em português (máximo de 12 palavras);
  • Título em inglês; ou
  • Título em espanhol;
  • Título abreviado na língua do artigo;
  • Nome, titulação e afiliação institucional e/ou profissional, por extenso, de cada um dos autores;
  • Nomes dos autores como devem aparecer em citações;
  • Endereço de correspondência do(a) autor(a) com o qual a Revista poderá se corresponder (recomendamos que sejam utilizados endereços institucionais);
  • Agradecimentos e observações, quando pertinentes.

2) Apresentação formal do manuscrito

Os textos originais deverão ser submetidos via Plataforma da Revista ARGAMASSA mediante cadastro do(a) autor(a)

Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, é responsabilidade dos autores verificarem a não existência de elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do manuscrito, inclusive nas propriedades do arquivo.

Os autores serão comunicados imediatamente sobre o recebimento do manuscrito e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica, utilizando seu nome de usuário e senha. Os manuscritos somente iniciarão o processo editorial com o registro de todos os autores no sítio da Revista e de seus respectivos e-mails.

 

Artigos

Serão aceitos as sguintes modalidades de Artigos:

1) Artigo Científico - título, resumo, introdução, descrição do objeto de estudo, problema, solução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências;

2) Artigo Técnico - título, resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;

3) Artigo de Opinião - título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (opcional).

Trabalhos Acadêmicos

Publica-se TCC, Monografias, Dissertações, Teses e Ensaios.

Estudo de Caso

Estudo ou Relato de Caso.

Livros

Publica-se livro

Resumo / Resenha / Texto Livre

Publica-se resumo, resumo estendido, resenha, resenha crítica.

Gestão

Publica-se temas de gestão, gestão educacional, adminstração e temas correlatos.

Direito e Decisões

Publica-se materias jurídicas e decisões ou jurisprudencias. Judiciário ou Administrativa.

Memória

Publica-se memória institucional, história, biografia e informações de carreira e vida das personalidades da educação, da vida social e cultural.

Temas Especiais

Edição especial, com temas específicos, e chamada própria.

Número temático. Com númeração alfanumérica.

Engenharia de Produção

Divulgar temas de inovação e a produção científica da Engenharia de Produção

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