Avaliação do Coeficiente de Retorno Esgoto/Água numa Rede de Esgoto Sanitário

  • Robert Schiaveto de Souza UFMS

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o coeficiente de retorno para a rede coletora de esgoto da cidade de Campo grande por meio da medição de volumes de água consumida e de esgoto produzido em áreas representativas previamente selecionadas. Foram efetuadas medidas de campo para avaliar e comparar os consumos de água registrados por hidrômetros instalados nos ramais prediais e os volumes de esgoto obtidos por meio de medidores de vazão de conduto livre instalados nos poços de visita, em áreas representativas da rede de esgoto da cidade de Campo grande A pesquisa realizada para avaliar a relação esgoto/água a partir de consumos de água registrados por hidrômetros instalados nos ramais prediais e dos volumes de esgotos obtidos por meio de medidores de vazão de conduto livre instalados nos poços de visita, em áreas representativas previamente selecionadas, permitiu concluir que o coeficiente de retorno médio para a rede coletora de esgotos da cidade de Campo Grande está entre 0,71 e 0,85 com 90% de confiança.

Biografia do Autor

Robert Schiaveto de Souza, UFMS

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos / USP. Professor Adjunto do Departamento de Hidráulica e Transportes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9649. Rio de Janeiro, 1986.

DACACH, N. G. Sistemas urbanos de esgoto. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois S.A., 1984. 257p.

FAIR, G. M.; GEYER, J. C.; OKUN, D. A. Water and wastewater engineering. New York: John Wiley & Songs, 1966.

FERNANDES, C. Esgotos sanitários. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1996. 435p.

DI BERNARDO, L. Comparação da Eficiência da Coagulação com Sulfato de Alumínio e com Cloreto Férrico - Estudo de Caso - VI SIMPÓSIO LUSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. 1994. Anais. Florianópolis, 1994.

GARCEZ, L. N. Elementos de engenharia hidráulica e sanitária. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1988. 356p.

GLASS, G. V.; HOPKINS, K. D. Statistical methods. Boston: Allyn and Bacon, 1995. 674p.

HARADA, A. L.; FELIZATTO, M. R. A variação dos valores de vazões máximas de esgotos domésticos, em comunidades do Distrito Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20, 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999. p. 73-81.

LEME, F. P. Planejamento e projeto dos sistemas urbanos de esgotos sanitários. São Paulo: CETESB, 1977. 213p.

NETO, E. P. Ligações irregulares de esgotos devem ser tratadas como componentes das ações operacionais do saneamento e da saúde pública municipal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 21, 2001, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. p. 1-8.

NETO, P. L. O. C. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. 265p.

NUVOLARI, A. et al. Esgoto sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2003. 550p.

PEREIRA, J. A. R. Estimativa da tarifa de esgoto sanitário com base no consumo per capita de água em edifícios residenciais com poço arteziano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 21, 2001, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. p. 1-9.

PEREIRA, J. A. R.; MACIEL, E. F. M. Determinação do consumo per capita em edifícios residenciais da região metropolitana de Belém para avaliar a tarifa de esgoto sanitário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20, 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999. p. 3141-3148.

SOARES, J. F.; FARIAS, A. A.; CESAR, C. C. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1991. 378.

SOBRINHO, P. A.; TSUTIYA, M. T. Coleta e transporte de esgoto sanitário. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1999. 548p.

STEEL, E. W. Abastecimento d’água: sistemas de esgotos. Rio de Janeiro: Sociedade Editora e Gráfica Ltda, 1966. 866

WALSKI, P. E.; CHASE, D. V.; SAVIC, D. A. Water distribution modeling. Waterbury: Haestad Press, 2001. 441p.DI BERNARDO, L, Comunicação pessoal sobre Técnicas de Tratabilidade, 1993/1995.

Publicado
2018-04-06
Seção
Artigos