Corredores das Escolas: espaço de conhecimento multidisciplinar

  • Wilson José Gonçalves ufms

Resumo

Resumo: A escola como ambiente educacional, apresenta em sua arquitetura espaços tradicionais e espaços pouco explorados com de consciência de sua importância no contexto da educação, entre eles pode-se citar os corredores das escolas ou das instituições de ensino superior. Estes espaços, dos corredores das escolas, são espaços de conhecimento multidisciplinar, permitindo uma educação institucional, informativa e complementar. Além de ser um espaço de interação e de educação de temas transversais. O objetivo é demonstrar que os corredores das escolas são espaços de e para o conhecimento dos educandos. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que na escola, o ato de ensinar, a educação formal, compete ao professor em sala de aula, porém na educação informal, a direção, os coordenadores, colaboradores e demais atores que se relacionam com a escola também exerce o papel na transmissão do conhecimento. As conclusões conduzem que os espaços dos corredores e de circulação de alunos ainda são poucos explorados ou de ocupação subaproveitada pelo ganho do ensino e da transmissão do conhecimento.
 
Palavras-chave: Temas Transversais. Educação Informal. Gestão Escolar

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível.

GONÇALVES, Wilson José. Políticas Educacionais. Prefácio de Antônio Carlos do Nascimento Osório. 2ª ed. atualizada e ampliada. Campo Grande: ALJ-MS, 2016.

GONÇALVES, Wilson José. Sociedade & Cidadania. Campo Grande: ALJ-MS, 2017.

RICO, Rosi. Corredores são mais do que passagens. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/106/corredores-sao-mais-do-que-passagens>. Acesso em: 20 out. 2017.

Publicado
2018-08-01
Seção
Artigos