EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES.

Luis Carlos Ribeiro Alves

Resumo


O artigo se propõe a analisar e discutir alguns desafios da educação superior brasileira a partir do advento da EAD, por meio de revisão bibliográfica acerca da temática  e aproveitando de contribuições de diversos autores, dentre eles, Juan Carlos Tedesco (2004) Maria Suzana Arrosa Soares (2002) e Marília Costa Morosini (2000), bem como referencias dos Ministérios da Educação e de Ciências e Tecnologia. Apresenta um breve histórico da educação superior no Brasil até o surgimento dos cursos a distancia. É uma reflexão sobre a construção da educação superior no Brasil, aproveitando-se de vários estudos já produzidos. Aponta alguns desafios a ser enfrentados pela EAD, bem como perspectivas e possibilidades que se mostram

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o Universo do Trabalho. Bauru: EUDSC, 2003.

BRUNNER, José Joaquín. Educação no Encontro com as Novas Tecnologias. In TEDESCO, J.C. Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo. Cortez. Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de La Educacion; Brasilia: Unesco, 2004. pp.17 – 76.,

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Conae). Documento final: construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e estratégias de Ação. Brasília: MEC, 2010. Disponível em , . Acesso em: 1º jul. 2011.

SOARES, Maria Susana Arrosa (org.) et al. A Educação Superior no Brasil. Brasília: CAPES, 2002.

SOMMER, Luis Henrique. (org). Educação a distância e formação de professores: problemas, perspectivas e possibilidades in. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 23, n. 84, (nov. 2010- ). – Brasília : O Instituto, 1981- 2010.

TEDESCO, Juan Carlos (org) et al. Educação e Novas tecnologías: esperança ou incerteza? São Paulo. Cortez. Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de La Educacion; Brasilia: Unesco, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.36066/.v0i18.1979

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Composição: Revista de Ciências Sociais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul