OS ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO DISCURSO DE QUATRO DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Demóstenes Dantas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Efraim de Alcântara Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Antônio Soares Junior da Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL

Abstract

Este trabalho propõe uma investigação documental acerca da discussão de gênero e educação profissional nos documentos oficiais, mais especificamente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), no Plano Nacional de Educação – PNE (2001 – 2010), no Plano Nacional de Educação – PNE (2011 – 2020) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio – DCNEPTNM (2012).  Em vista disso, propomos investigar os discursos acerca das concepções de gênero materializadas no texto. Para tanto, adotamos como suporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha pecheutiana e a Linguística Queer, principalmente, as contribuições de Butler (2003), Borba (2015), Bourdieu (2003), Katz (1996) e Pêcheux (1995/1997). Os resultados apontam para três formas de referenciação aos estudos de gênero. A primeira constitui-se de um breve apagamento da discussão, substituído por uma referência camuflada e, por fim, por um desvelamento da discussão.

Author Biographies

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
Doutorando em Letras pela Universidade Fedreal do Pernambuco- UFPE; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte - IFRN/Campus Macau, atuando na educação básica, no Ensino Superior e na Pós-graduação.
Efraim de Alcântara Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciado e Mestre em Matemática, Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFERSA. Especialista em Matemática pela FIJ. Experiência no ensino básico e no ensino superior. Atuei como Coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica e Chefe de Gabinete do Câmpus Ipanguaçu. Tem experiência na educação à distância como tutor e professor com a disciplina de Cálculo I. Atualmente é professor no IFRN e na UFERSA (bolsista UAB). Tem experiência com Análise, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Funções de Variáveis Complexas, Álgebra Linear, Teoria dos Números Estatística e Estágios Supervisionados. (Texto informado pelo autor)


Antônio Soares Junior da Silva, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL
Graduado em Pedagogia pela Universidade de Itaúna e pós-graduado em Psicopedagogia Institucional. Graduação Sanduíche em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs/ Niagara College - Canadá. Tem interesse acadêmico em pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA, legislação educacional e pesquisas interdisciplinares sobre educação, tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento, tendo participado do Programa Ciência sem Fronteiras através do qual participou de intercâmbio no Niagara College Canadá, onde desenvolveu atividades de pesquisa e estágio na área de Master Taster. Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

References

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Published
2021-01-14