O O currículo como mecanismo de Socialização dos indivíduos a partir da Base Nacional Comum Curricular

  • Maria Cristina de Paula Sousa UFMS
  • André Soares Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Socialização. Currículo. BNCC.

Resumo

O presente artigo, fruto de um trabalho de conclusão de pós-graduação, tem por objetivo analisar o currículo escolar como mecanismo de socialização do indivíduo, utilizando a BNCC como parte primordial desse processo, analisando as unidades temáticas e as habilidades do Ensino Fundamental 1°, 2° e 3° ano. O nosso estudo se justifica pelo interesse de se compreender a Sociologia e como se estabeleceu seu início como matéria até os dias atuais e a importância da escola no processo educativo para formação da criança. Utilizamos o componente curricular de Geografia, no qual trabalha o Eu e a relação do sujeito com o mundo. A metodologia utilizada é revisão bibliográfica com destaque para os conceitos de educação entendida como processo de socialização dos indivíduos.  Assim, considerando o contexto da pesquisa, entende-se que o presente estudo pode ajudar a entender a importância do papel da escola no processo de formação das crianças do Ensino Fundamental I e o desenvolvimento de um pensamento socialmente situado construído de forma interdependente em sala de aula e na realidade vivenciada.

Referências

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Formação, educação e emoções no processo de civilização. Ano: 1996. Disponível em: Acesso em 23/07/2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
ELIAS, Norbert. Introdução a Sociologia. Lisboa: Edições 70, 2008.
KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. Ano: 2017. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5679726/mod_resource/content/4/SociologiaEducacao.indd.pdf>.Acesso em 23/07/2022.
LEÃO, Andrea Borges. Norbert Elias e a Educação. Horizonte: Autêntica , 2007.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo. Brasiliense.1994.
Publicado
2023-08-02