RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: DA INVISIBILIDADE AO DESENVOLVIMENTO LOCAL EM TRÊS LAGOAS-MS
Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva relatar experiências sobre a educação de surdos, traçar uma linha imagética do tempo com o intuito de analisar e apresentar os resultados sobre o processo de desenvolvimento local, no que tange ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a sua relação direta nos contextos de inclusão escolar e social pelos quais os surdos três-lagoenses foram ou submeteram-se no processo de ensino e aprendizagem, desde 2006 até 2018. A Lei nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05 permeiam este recorte temporal e fundamentam esta pesquisa. Assim, exporemos que a ausência de políticas públicas locais que contemplem a comunidade surda, atribuindo-lhe, dessa forma, invisibilidade social, corroboraram na (des)construção identitária dos sujeitos surdos. Considerando os objetivos supracitados, inicialmente projetados para a realização deste trabalho, adotamos uma metodologia inerente a este formato de informação científica que é a pesquisa por meio da análise dos sujeitos surdos. Desse modo, desvendaremos o cenário invisível por eles vivenciado desde 2006, período de observações situacionais e pessoais da comunidade surda, até a posse do doutorando Adriano de Oliveira Gianotto no quadro permanente de Professor de Libras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, ocorrido no dia 23 de julho de 2017. Traremos à tona as inovadoras ações por ele propostas em suas palestras locais ao exigir das instituições básicas e superiores prioridade e urgência na acessibilidade linguística para que os surdos possam migrar da invisibilidade social para a auto e extra visibilidade, contribuindo de forma exorbitante para o (re) conhecimento da Libras e para o desenvolvimento local.
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