CULTURA GEEK EM JOGOS ON-LINE: COMPREENSÕES PRELIMINARES DE UMA SOCIABILIDADE JUVENIL

  • Romário da Silva Santos Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho tem por objetivo conceituar teoricamente as culturas juvenis, em especial a geek, e elucidar questões relacionadas à apropriação do espaço virtual como um dos muitos ambientes de sociabilidade para este público jovem. Os jogos eletrônicos on-line ganham destaque neste contexto, visto que para os jovens é muito fácil se perder em tempo e se encontrar com outros com quem se identifica em um lugar de compartilhamento de experiências em comum. A questão em relação à autoidentificação é elemento peculiar quando se pensa em uma juventude que pode não se identificar com outros indivíduos que estão próximos e compartilham dos mesmos espaços físicos de convivência, mas ao mesmo tempo se vê conectada com aqueles que, mesmo distantes geograficamente, compartilham de interesses em comum.

Biografia do Autor

Romário da Silva Santos, Universidade Federal do Ceará
Romário da Silva Santos, formado nas modalidades de licenciatura e bacharelado em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou com políticas públicas voltadas para a juventude no município de Horizonte através do Estação Juventude e atualmente cursa o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional também na UFC.

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Publicado
2021-01-14