Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fato & Versões - Revista de História?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As colaborações devem seguir as seguintes especificações:

 1. A Revista Fato & Versões aceita artigos inéditos para publicação, no campo da História ou áreas afins.

2. Os artigos poderão ser enviados por meio eletrônico para o e-mail da revista revista.fato.versões@gmail.com ou através do endereço http://seer.ufms.br/index.php/fatver

3. Os textos encaminhados para publicação deverão ter de 15 a 25 páginas, aproximadamente com 30 linhas cada uma, excetuando-se as resenhas, que deverão ter de 5 a 8 páginas. No formato de arquivo .doc.

 3.1. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos, em português e inglês, com extensão entre 5 e 10 linhas, acompanhados por 3 palavras-chave nos dois idiomas;

 3.2. A formatação da primeira página deverá seguir os seguintes parâmetros: título em caixa alta, centralizado, em negrito, fonte Times New Roman tamanho 14; subtítulo centralizado, em negrito, fonte Times New Roman tamanho 12, com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa; nome do autor, alinhado à margem direita, em itálico e em fonte Times New Roman tamanho 12; seguido de RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT e KEYWORDS, todos em fonte Times New Roman tamanho 11. Em nota de pé de página, deverão ser especificados os dados do autor, indicando a atividade que exerce, a instituição em que trabalha, a inserção em Programa de Pós Graduação e a titulação acadêmica;

3.3. O texto deve ser formatado em:

 a) fonte: Times New Roman tamanho 12;

 b) espaçamento entre linhas: 1,5;

 c) margens: 2,5 cm superior e esquerda, 2,5 cm inferior e direita;

 d) alinhamento: justificado;

 e) parágrafo: recuo de 1,25 cm na primeira linha e espaçamento de 0 ponto, antes e depois.

3.4. As citações constituem-se de transcrições de materiais com mais de três linhas. Devem aparecer abaixo do texto, em fonte Times New Roman tamanho 11, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recuo da margem direita, que permanece alinhada ao resto do texto, e com menção ao trabalho consultado no formato (autor, ano, página).

3.5. As notas explicativas deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, em fonte Times New Roman tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas.

4. As notas bibliográficas devem ser indicadas no corpo do texto no formato (autor, ano página). As referências bibliográficas deverão ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes modelos:

4.1. livro:

 SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data. Ex.:

 BRAUDEL, Fernand. Escritos sobrea História. São Paulo: Perspectiva, 2013.

4.2. texto em coletânea:

 SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final. Ex.:

CHARLE, Christophe. Como anda a história social das elites e da burguesia? In: HEINZ, Flávio M. (Org.). Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 19-39.

 4.3. artigo em periódico:

 SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em itálico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação. Ex.:

RAMINELLI, Ronald. Impedimentos da cor: mulatos no Brasil e em Portugal c. 1640-1750. Varia história, Belo Horizonte ,  v. 28, n. 48, p. 699-723, dez.  2012.

 4.4. trabalho acadêmico:

 SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Ano de depósito. Folhas. Tese/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso) – Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa. Ex.:

 FREITAS, Sheille Soares. Por falar em cultura: história que marcam a cidade. 2009. 209 f. Tese (Doutorado em História Social) – Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.

 4.5. artigo e/ou matéria de jornal:

 SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data. Caderno, p. Ex.:

 HOFLING, E. Livro descreve os 134 tipos de aves no campus da USP. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 out. 1993. Cidades, Caderno 7, p. 15. Depoimento a Luiz Roberto de Souza Queiroz.

4.6. imagens em movimento:

 TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares. Ex.:

 BAGDA Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96min.).

 4.7. documentos iconográficos (fotografias, cartões postais, gravuras e outros):

 SOBRENOME, Nome. Título. Data. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões). Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico. Ex.:

COMETA de Halley. 1986. 1 fotografia, p&b., 12cm x 8cm.

NORMANDIA: Lago Caracaranã. Normandia: Desenho Letra e Música, 1986. 1 cartão-postal, color., 11cm x 15cm.

 RAUSCHER, B. B. da S. Dublê de Corpo. 1985. 10 gravuras, xirograv., p&b., 61cm x 92cm. Coleção Particular.

4.8. documento eletrônico:

 Para documentos em suporte eletrônico são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais  , precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”. Ex.:

 AUTONOMIA universitária: anteprojeto da Andifes. Disponível em: http://www.ufba.br/autonomia-andifes.html . Acesso em: 30 abr. 1989.

 

 5. A bibliografia é dispensável se não incorpora outras referências bibliográficas.

 6. Ao final do texto, em página anexa, informar endereço completo para correspondência e telefone para contato.

 7. A simples remessa dos originais implica em autorização para publicação, que fica condicionada à aprovação de pelo menos 2 pareceristas. Todos os trabalhos serão previamente apreciados pelo Conselho Executivo da Revista e enviados, para análise, aos pareceristas indicados por ele. A decisão final dos artigos que comporão os números da revista em preparação é de competência do Conselho Executivo.

 8. Os originais submetidos à apreciação do Conselho Editorial não serão devolvidos. A Revista compromete-se a informar os autores sobre a publicação ou não de seus artigos.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.