“MISCIGENAÇÃO, ARIANISMO E NACIONALISMO”

UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA DAS OBRAS DE MANOEL BOMFIM E OLIVEIRA VIANA SOBRE A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Luiz Carlos Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luana Dias dos Santos Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Resumo

As discussões em torno do processo de construção identitária brasileira, percorrem diversos caminhos ao longo da história brasileira. Manoel Bomfim e Oliveira Viana, propõe discutir as relações sociais, políticas e econômicas da Colônia e Império, para compreender as problemáticas que deram espaço para o aparecimento de uma mentalidade nacional. O presente artigo tem como propósito analisar os livros “Populações Meridionais no Brasil” de Oliveira Viana e “Brasil na América” de Manoel Bomfim, com enfoque nos conceitos: a escravidão e a miscigenação. A partir disso, tem-se a necessidade de analisar as propostas divergentes dos dois intelectuais, relacionando com os projetos de sociedade que se constituiu na mentalidade brasileira após do fim do Império e perpetuasse nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVES: Mestiçagem; Identidade; Nacionalismo.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Professor adjunto de Teoria da História, Historiografia Brasileira, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Curso de História de Três Lagoas.  É coordenador do Grupo de pesquisas Teoria da História e História da Historiografia no Brasil da UFMS e coordenador do GT Nacional de Teoria da História e História da Historiografia 2019-2021 da Associação Nacional de História.

E-mail: luiz.bento@ufms.br /gepemhb@gmail.com 

 

Luana Dias dos Santos, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Graduanda do 8º semestre do curso de História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPTL. Integrante do grupo de pesquisa História, Mulheres e Feminismo – HIMUFE, coordenado pela professora Cintia Lima Crescêncio. Bolsista PIBIC (UFMS). Pesquisa: As múltiplas faces do nacionalismo brasileiro: pensamento histórico e identidade nacional nas obras de Oliveira Viana (O Caso do Império -1925) e Manoel Bomfim (O Brasil Nação: Realidade da Soberania Brasileira – 1931) orientada pelo professor Luiz Carlos Bento. E-mail: paondd@gmail.com

Publicado
2020-09-24