“Lutar com o Super-8 é luta mais vã”

: O Palhaço Degolado (1977) ou a maquiagem sorridente de um corpo sem cabeça

  • Fábio Leonardo Castelo Branco Brito Universidade Federal do Piauí

Resumo

Este artigo discute as condições históricas nas quais o professor, poeta e filmaker pernambucano Jomard Muniz de Britto elabora o filme O Palhaço Degolado, de 1977, bem como tal  exemplar da produção no formato super-8 realizada naquele espaço representa sua época. Partindo de um referencial teórico constituído a partir de autores tais como Georges Didi-Huberman, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Paul Veyne, o texto apresenta perspectivas de análise do filme, observando criticamente tanto os discursos lançados de forma textual quanto a dimensão performática da estética de Jomard, estabelecendo esgrimas constantes com a intelectual de seu tempo, notadamente com Gilberto Freyre e Ariano Suassuna.

Publicado
2020-09-24