O SABER HISTÓRICO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DO ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA.

  • LUIZ CARLOS BENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo pensar as possibilidades do Ensino de História e sua relevância para a formação cultural possibilitada pelo ensino escolar da história, dando ênfase para a responsabilidade social contida na disciplina de História, dentro e fora do âmbito escolar. Para compreendermos as possibilidades e as demandas sócias que permeiam o ensino escolar da história tornou-se importante fazer uma reflexão sobre a Lei de Diretrizes e Bases em conjunto com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que em conjunto estabelecem alguns conceitos estruturadores para o Ensino de História. Consideramos que, aprender e ensinar História vai muito além dos muros das escolas, entendendo-o como um aprendizado para vida, dessa forma, uma reflexão sobre o ensino escolar da história, de seus conceitos e preocupações estruturantes atende a uma busca pela compreensão do papel exercido pelo conhecimento histórico nas sociedades contemporâneas, marcadas profundamente pelos impactos causados pelas inovações técnicas e tecnológicas que instituem novas linguagens e necessidades para os indivíduos, com as quais eles passam a ter que lidar buscando significa-las temporalmente, dando a elas um sentido.

Publicado
2015-08-15