EDUCAÇÃO E POLÍTICA NOS ANOS 1930

  • LUIZ CARLOS BENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

 

Este artigo busca analisar as disputas ideológicas entorno das questões educacionais na década de 30 visando situar num primeiro momento o processo de institucionalização do poder, ocorrido no país a partir da crise do liberalismo no final do século XIX, objetivando compreender a ação dos intelectuais neste processo. Dessa forma, buscamos demonstrar que as disputas intelectuais da década de 20 culminaram no desenvolvimento de um projeto político de cunho centralizador e autoritário que permeava os campos político e educacional, dando as condições de possibilidade para a implantação e a sustentabilidade do poder de Getúlio Vargas na década de 30. Ao longo do texto serão traçados alguns desdobramentos da relação entre educação e política, intelectuais e poder, bem como autoritarismo e estado neste período, buscando caracterizar os bastidores e as origens de questões que se tornaram centrais para a elite política e intelectual na década de 30.

Publicado
2015-08-15