HISTORIOGRAFIA E CULTURA HISTÓRICA NO PENSAMENTO DE FERNANDO DE AZEVEDO.

  • Wilson de Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás

Resumo

RESUMO: O artigo tem como objeto de interpretação a obra: “A Cultura Brasileira: introdução ao Estudo da Cultura no Brasil”, de autoria de Fernando de Azevedo [1943] (1963). Ao problematiza as categorias de moderno e tradicional, utilizamos da interpretação bibliográfica como ação metodológica. Centrado na historiografia do século XIX, em intelectuais da Alemanha, França e Brasil, o autor refletiu sobre o passado para construir um projeto de nação moderna. Pensador de grande envergadura trabalhou com os conceitos de civilização e cultura para sintetizar o Brasil e desenvolver uma perspectiva de memória e história enquanto elemento estruturante da identidade nacional. Negativando o passado colonial, apresenta uma posição descritiva sobre o presente e otimismo sobre o futuro. Objetivo é localizar o autor na tradição do pensamento social / educacional brasileiro e compreender a importância de Fernando de Azevedo para a historiografia brasileira.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Fernando de Azevedo. Educação. Historiografia. Cultura histórica.

Biografia do Autor

Wilson de Sousa Gomes, Universidade Estadual de Goiás

 

Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás Unidade de Jussara (2005), Especialização em Docência Universitária (2010) e História e Sociedade (2011). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO (2015). Docente de Teoria e Metodologia da História na Universidade Estadual de Goiás. Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua no campo da Teoria da História, Historiografia, Cultura e Educação.  


Referências

AZEVEDO, Fernando de. A Transmissão da Cultura. 3º parte. 5º ed. São Paulo: Melhoramentos; Brasília, INL, 1976.

________. A Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4ª ed. São Paulo/Brasília: Melhoramentos/UNB, 1963.

________. Novos Caminhos e Novos Fins. 3º ed. São Paulo: Melhoramentos, 1958.

BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa: editorial Presença, 1972.

BOMENY, Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo In: Repensando o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 12º ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BORDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

FERREIRA, Lenira Weil. Fernando de Azevedo e os momentos constitutivos da Historia da Educação Brasileira. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1994.

FOUCAULT, Michel. Micro Física do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

GOMES, Ângela Maria Castro. A construção do Homem Novo: O Trabalhador Brasileiro. In: Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 151-166.

GOMES, Wilson de Sousa. As Representações do Imaginário Cristão: debate acerca da interpretação cristã sobre o “Banco do Capeta” em santa Fé de Goiás de 1970 a 1980. (Monografia de Graduação em Licenciatura Plena em História). Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara, 2005.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26º Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor).

LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre. As mentalidades: uma história ambígua. In: História: Novos Objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p. 68-79.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2003, p. 419-471.

MOTA, Carlos G. Ideologia da Cultura Brasileira. São Paulo: Ática, 1994.

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo. In: Revista Brasileira de Educação. V. 13, N. 38, 2008.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: fundamentos da ciência histórica. Trad: Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.

SCHAFF, Adam. Historia e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

XAVIER, Libânea Nacif. Retrato de corpo inteiro do Brasil: a cultura brasileira por Fernando de Azevedo. In: Revista da Faculdade de Educação. vol.24. nº1. São Paulo: Scielo, 1998.

Publicado
2016-08-04