As carências da educação em revista nos Cadernos de História

  • Gilberto Cézar de Noronha Doutor em História Social. Professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis-UFU)
  • Jaqueline Peixoto Vieira da Silva Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Rosemary Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este artigo discute o processo de revisão do ensino de História em curso, no Brasil, desde a redemocratização, através dos temas e problemas veiculados nos artigos da revista Cadernos de História, um periódico mantido pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia que circulou entre 1990-2007. Apresenta os resultados da fase final do projeto de digitalização retrospectiva e publicação on-line da revista Cadernos de História, mediante a leitura analítica do periódico. Em especial, nos deteremos nas ideias e práticas evocadas pelos termos mais recorrentes na revista: “Ensino de história”, educação”, “história e historiografia” no contexto das suas ocorrências no periódico, tomados como mote para pensar os desafios contemporâneos para o ensino de história na educação básica, no bojo das lutas recentes pela consolidação da democracia brasileira.

Biografia do Autor

Gilberto Cézar de Noronha, Doutor em História Social. Professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis-UFU)

Doutor em História Social e professor no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. É autor de Joaquina do Pompéu: Tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco (Edufu, 2007). Organizou a coletânea Histórias do Futuro: contos, causos e poesias do nosso centro mundo (Funarte, 2013) e coordenou o projeto de formação de professores da educação básica que deu origem à obra Da forma à ação Inclusiva: Curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais (Paco Editorial, 2016).

Jaqueline Peixoto Vieira da Silva, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduada em História, Mestranda em História Social e Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia / UFU
Rosemary Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU).

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Publicado
2017-03-29
Seção
Dossiê Ensino de História e o Ofício do historiador