O estágio como elemento constitutivo de aprendizagens na formação de futuros professores de história

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato UFMS/CPTL
  • Vivina Dias Sól Queiróz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

 Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de formação de professores/ase a importância do Estágio Supervisionado em História, em que prese a fundamentação sobre o fazer-saber  profissional  e ofício do historiador/professor. Desta maneira, analisamos as diretrizes e legislações sobre o Estágio Supervisionado e a proposição de projetos de ensino. Embasamos teoricamente a análise nas concepçõessobre a formação de professores e o fazer-saber docente. Metodologicamente, faremos a abordagemsobre o ofício de historiador a partir da problematização da formação de professores, do Estágio Curricular Supervisionado e as  possibilidades de utilização do projeto de ensino como processo de autorreflexão, como experiência crítica na identidade de ser professor/historiador.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, UFMS/CPTL
Doutora em História pela UFSC, Professora da UFMS. Coordenadora do grupo de pesquisa ensino de história, memória  epatrimonios

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Publicado
2017-03-09
Seção
Dossiê Ensino de História e o Ofício do historiador