O estágio como elemento constitutivo de aprendizagens na formação de futuros professores de história
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de formação de professores/ase a importância do Estágio Supervisionado em História, em que prese a fundamentação sobre o fazer-saber profissional e ofício do historiador/professor. Desta maneira, analisamos as diretrizes e legislações sobre o Estágio Supervisionado e a proposição de projetos de ensino. Embasamos teoricamente a análise nas concepçõessobre a formação de professores e o fazer-saber docente. Metodologicamente, faremos a abordagemsobre o ofício de historiador a partir da problematização da formação de professores, do Estágio Curricular Supervisionado e as possibilidades de utilização do projeto de ensino como processo de autorreflexão, como experiência crítica na identidade de ser professor/historiador.Referências
ABRANTES, P. Trabalho de projetos e aprendizagem da matemática. In: Avaliação e educação Matemática. Rio de Janeiro: MEM/USU – GEPEM, 1995
BRANDÃO, C. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
CAIMI, F. E. Aprendendo a ser professor de História. Passo Fundo: UPF, 2008
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, Raimunda A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. In: BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A.. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. SP: Avercamp, 2006.
BRASIL. Conselho nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 01/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionaispara a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne; acesso em: 15 jun, 2016.
BRASIL. Conselho nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP02/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduaçãoplena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne; acesso em: 15 jun. 2016.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história. 2ed., Campinas: Papirus, 2004.
______. A constituição de saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o ensino de História na educação básica. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. G.; MAGALHÃES, M. de S.(Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Maud/FAPERJ, 2007, p. 149–156.
______. Aprender a ensinar História em espaços intersticiais: reflexão sobre o papel formativo do “Perspectivas”. In: FONSECA, S. G.; GATTI JUNIOR, D. (org.). Perspectivas do ensino de história: ensino, cidadania e consciência histórica Uberlândia: UFU/FAPEMIG, 2011, p. 275-283
GUIMARÃES, S. F.Caminhos da história ensinada. SP: Papirus, 1993
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998
LEONTIEV, A.. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978
NÓVOA, A. (Coord.).Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote,1995
MARX, K. O Capital. Tradução de Reginaldo Santana. 3ª ed. Rio de Janeiro, CivilizaçãoBrasileira, 1975.
MEINERS, C. B.. Ensino de História: a relação pedagógica presente em nossas práticas. In: Ensino de História: desafios contemporâneos/org. Véra Lucia Maciel Barroso...[et al.]. – Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010, p.p.203-212.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
¬___________________. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3ed. São Paulo: Cortez, 1997.
RUSEN, J.. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v.1, n.1, 15 jul./dez. 2006. Tradução de Marcos Roberto Kusnick.
__________ Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editorada UnB, 2001.
____________Reconstrução do passado: teoria da história II: princípios da pesquisa histórica. Brasília. UNB, 2010
SACRISTÁN, J. G.. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SEFFNER, F.. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. In: Ensino de História: desafios contemporâneos/org. Véra Lucia Maciel Barroso...[et al.]. – Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010, p.p.213-230.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação n. 4. 1991.
VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In VALENTE, J. A. (Org.)O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp-nied, 1999.
ZABALA, A. .A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998