Daqui e dali se constroem as mulheres: relações de gênero, pedagogia e mídia

  • Ana Carolina Eiras Coelho Universidade Federal de Goias
  • Esdra Basílio Bibliotecária Documentalista coordenadora na Regional Goiás/UFG

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as relações entre mídia e pedagogia das relações de gênero a partir das imagens veiculadas de mulheres no Jornal Daqui – jornal do estado de Goiás. As imagens do corpo feminino divulgadas nas seções ‘Artista lá de Casa’ e ‘Gente Famosa’, analisados entre 2007 e 2013, reiteram/dialogam/constroem uma representação das mulheres dentro de determinados parâmetros sobre idade/aparência, tornando o O Jornal Daqui um produto participe do processo pedagógico sobre comportamentos, é contribui diretamente para reafirmar praticas culturais hegemônicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Eiras Coelho, Universidade Federal de Goias
Professora do Programa de Pós-Graduação em História/Faculdade de História

Referências

GOLDENBERG, Mirian. Gênero e corpo na cultura brasileira. Psicologia Clínica, v. 17, n. 2, p. 65-80,2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022005006 Acesso: 06 de março de 2017.

LAURETIS,Teresa de.A. Tecnologia de Gênero. In: HOLLANDA,Heloisa Buarque de (Org.).Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura.Rio de Janeiro:Rocco,1994.p.207-242.

SWAIN,Tania Navarro. A invenção do corpo feminino ou ''A hora e a vez do nomadismo identitário?''. Texto História, Brasilia,n.1/2,p.47-84,2000.

SOIHET,Rachel. Mulheres investigando contra o feminismo: resguardando privilégios ou manifestação de violência simbólica? Estudos de Sociologia, Araraquara,v.13,n.24.p.191-207,2008.

Publicado
2017-03-14
Seção
Dossiê Ensino de História e o Ofício do historiador