Aprender a ensinar história na contemporaneidade: desafios necessários para uma disciplina na berlinda

  • Renilson Rosa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luís César Castrillon Mendes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

A História ensinada passa por um momento delicado. A sua desvinculação da vida prática e cotidiana de professores e alunos vem corroborar tal constatação. Torna-se necessário refletirmos sobre qual o valor da História na contemporaneidade e a sua aplicabilidade para uma intervenção positiva na sociedade. Este texto busca analisar algumas complexidades e necessidades do processo de ensino e aprendizagem em História, evidenciando aspectos inerentes à formação inicial e ao papel do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em História.

Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio pós-doutoral em anda-mento em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado I do Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História e ProfHistória – Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Luís César Castrillon Mendes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral em andamento em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista PNPD/Capes. Professor adjunto do Curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado
2017-03-31
Seção
Dossiê Ensino de História e o Ofício do historiador