ENTRE PROCISSÕES E ENTERROS: A MORTE E SEUS RITOS DE PASSAGEM NA PARAÍBA OITOCENTISTA – XIX

  • José Pereira de Sousa Junior UFPE

Resumo

O presente artigo trata de reflexões baseadas nos compromissos das irmandades religiosas presentes na Província da Parahyba do Norte na segunda metade do século XIX. Nele focamos os principais rituais de passagem no que se referem à morte, as procissões, músicas, festas e missas em homenagem aos irmãos pertencentes às irmandades, em particular as de negros e pardos. Nossa analise se baseia na ideia de que para os irmãos pertencer á uma irmandade traria a possibilidade de quando ao morrer ter um enterro mais digno e respeitoso, assim como em vida lhe trazer possibilidades de desfrutar de uma vida de liberdade, mobilidade, sociabilidades e, até mesmo de status social caso chegasse a ocupar algum cargo dentro destas irmandades. 

Biografia do Autor

José Pereira de Sousa Junior, UFPE
Doutor em História pela UFPE.

Referências

ABREU, Marta. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830 – 1900. Rio de Janeiro/São Paulo: Nova Fronteira/Fapesp. 1999.

ALVES, Naiara Ferraz Bandeira. Irmãos de cor e de fé: irmandades negras na Parahyba do século XIX. João Pessoa, UFPB – Dissertação de Mestrado, 2006.

ARAÚJO, Emanuel. O Teatro dos Vícios: Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. 3ª edição – Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2008.

ARIÉS, Philippe. Historia da morte no Ocidente. Tradução. Priscila Vianna de Siqueira, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo, pioneira/USP, 1971. Volumes 1 e 2.

BEOZZO, José Oscar. Historia da Igreja no Brasil: Segunda época – século XIX – tomo II, Petrópolis, Ed: Vozes, 1992.

BORGES, Célia Maria. Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário – Minas Gerais séculos XVII e XIX. Juiz de Fora, Ed. UFJF, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O divino, o santo e a senhora. Rio de Janeiro, Campanha de defesa do folclore brasileiro, 1978.

__________________________ A festa do santo preto. Rio de Janeiro/Funarte/Instituto nacional do Folclore; Goiânia – UFG, 1985.

BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder: Irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais, São Paulo, Ed. Àtica, 1996.

CERTEAU, Michel de. “Culturas Populares”.in: A invenção do cotidiano I; artes de fazer - Petropolis, RJ: vozes, 1994.

CORD, Marcelo Mac. O Rosário de D. Antonio: Irmandades negras, alianças e conflitos na historia social do Recife – 1848-1872. Recife -Fapesp- Editora Universitária da UFPE, 2005.

CLAÚDIA, Rodrigues. Lugares dos mortos na cidade dos vivos: tradições e transformações fúnebres no Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1997.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca a histórica ao Brasil. Belo Horizonte/São Paulo; Itatiaia/Edusp, 1989.

MORAES FILHO,Festas e Tradições populares do Brasil. Brasília, ediouro, 2002.

HOORNAERT, Eduardo; AZZI, Riolando; GRIJP,Klaus Van Der et al. História da Igreja no Brasil (Primeira Época, tomo II, vol. I). Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial – Rio de Janeiro: Quartet – FAPERJ, 2008.

PRIORI, Mary Del. Festas e Utopias no Brasil colonial. São Paulo: Brasiliense, 2002.

QUINTÃO. Aparecida Antonia. Lá vem meu parente: As irmandades de pretos e pardos no Rio de janeiro e em Pernambuco (século XVIII). São Paulo, Fapesp. Editora Annablume. 2002.

________________________ Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência – (São Paulo: 1870-1890). São Paulo, Fapesp. Editora Annablume. 2002.

REIS, João José. A morte é uma festa: Ritos fúnebres e revoltas populares no Brasil do século XIX, São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

______________ Identidade e diversidade étnicas nas irmandades negras no tempo da escravidão. Tempo: Revista do Departamento de Historia da UFF. Rio de janeiro: RelumeDumará, vol. 2, N° 03. 1997.

LIMA, Luciano Mendonça de. Derramando susto: os escravos e o Quebra Quilos em Campina Grande. Campina Grande; EDUFCG, 2006.

ROCHA, Solange Pereira da.Gente negra na Paraíba oitocentista: população, Família e Parentesco Espiritual. Recife – UFPE – Tese de Doutorado, 2007.

SCARANO, Julita. Devoção e Escravidão: A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Distrito Diamantino no século XVIII-XIX, São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1975.

SEIXAS, Wilson Nóbrega. O velho arraial de piranhas – Pombal. João Pessoa, Editora grafset, 2004.

SOUZA, Marina de Mello. Reis Negros no Brasil Escravista: Historia da Festa de Coroação de Rei Congo.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

SCHWARCZ, Lilia Moritz.O Império em procissão: ritos e símbolos do Segundo Reinado. Rio de Janeiro; Jorge Zahar Ed, 2001.

MATTOSO, Kátia de Queiroz..Bahia, século XIX: Uma província do império. Rio de Janeiro, Ed: Nova Fronteira, 1992.

__________________________ Ser escravo no Brasil. São Paulo, editora brasiliense; 2ª edição, 1988.

SOARES, Mariza de carvalho. Devotos da cor: Identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

NEVES, Lúcia Maria Bastos & MACHADO, Humberto Fernandes; O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

TINHORÃO, Jose Ramos. As festas no Brasil colonial. São Paulo, Editora 34, 2000.

VIANA, Larissa. O idioma da mestiçagem: As irmandades de pardos na América Portuguesa. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

ZALUAR, Alba Maria. Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

Publicado
2017-11-07