DISCUSSÕES ENTRE CINEMA E MODA: DA ALTACOSTURA AO PRÊT-À-PORTER

  • Grace Campos Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Resumo

O presente artigo propõe analisar a relação entre moda e cinema, desde os primeiros filmes até os recentes, com o objetivo de compreender como a moda é incorporada na sétima arte e como ela se transforma em eixo da narrativa. Para isso, é necessário acompanhar a evolução da própria indumentária, em que o cinema explícita essa maneira de vestir, seja com a Alta-costura e mais adiante, com o prêt-àporter. Algumas questões são essenciais para nortear o artigo: Como o cinema contribuiu para a moda e o consumo? Como ocorre essa transição da Alta-costura para o prêt-à-porter no cinema? Existem mudanças de como a moda é retratada do cinema? Para tentar sanar essas questões utilizaremos alguns filmes e alguns teóricos que abordam o assunto.

Biografia do Autor

Grace Campos Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
Doutoranda em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

BRUZZI, Stella. Cinema and Haut Couture: Sabrina to Pretty Woman, Trop Belle Pour Toi!, Prêt-à- porter. In: ______. Undressing Cinema: clothing and identity in the movies. London: Routledge, 1997.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

FARAH, Alexandra. 1001 filmes para quem ama moda. São Paulo: FilmFashion, 2014.

FINAMORE, Michelle Tolini. Hollywood before glamour: fashion in american silent film. Palgrave Macmillan, 2013.

GRUMBACH, Didier. Histórias da Moda. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa da moda. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

LIMA, Danieli da Cunha. Nas telas e passarelas – cinema e moda, uma análise do filme Sabrina (1954). 2013. Monografia (Graduação em Artes) – Faculdade de Artes e Comunicação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. A moda consumada. In: ______. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Tradução de Luciano Trigo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

PIAZZA, Arianna; WHITERMAN, Vivian. Coleção Folha Moda. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. v. 1.

REED, Paula. 50 ícones que inspiraram a moda – 1950. São Paulo: Publifolha, 2010.

SAVAGE, Jon. A criação da juventude: como o conceito de teenager revolucionou o século XX. Tradução de Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

WASSON, Sam. Quinta Avenida, 5 da manhã: Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo e o surgimento da mulher moderna. Tradução de José Rubens Siqueira. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011.

Publicado
2017-11-07