OS ESTUDOS HISTÓRICOS E OS FILMES: CHAVES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

  • Julierme Sebastião Morais Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo

No texto em tela visamos problematizar chaves teórico-metodológicas da relação entre os estudos históricos e os filmes, refletindo acerca da maneira pela qual diversos pesquisadores propuseram-na, ao longo do século XX e início do XXI. Para tanto, refletimos acerca de perspectivas demasiadamente interessantes, tais como as de Marc Ferro, Pierre Sorlin, François Garçon e Robert Rosenstone, como também sobre novas propostas que passaram a ter evidência no campo da Nova História Cultural, sobretudo à luz dos conceitos de representação, recepção cinematográfica e memória.

Biografia do Autor

Julierme Sebastião Morais Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); docente da área de Teoria e Metodologia da História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Morrinhos; bolsista do programa Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (BIP-UEG); coordenador do Programa Cultural Cineclube UEG: audiovisual sob olhar crítico; pesquisador do Núcleo de Estudos de História da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Grupo de Estudos de Estudos de História e Imagem (GEHIM), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado
2017-11-07