Historicidade e análise temática – “O Devorador de Sonhos”:– Oleanna (1992) e o mito da busca pela felicidade (o mito do capitalismo)

  • Leilane Aparecida Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar o trabalho do dramaturgo norte-americano David Mamet, buscando compreender a construção da sua imagem feita por críticos e biógrafos ao longo das últimas décadas. Assim, analisa-se aqui algumas das temáticas presentes nas obras do referido autor, a fim de perceber como elas são mobilizadas pelos seus comentadores, bem como elas materializam na escrita e no palco as experiências, ideologias e visões de Mamet acerca da sociedade estadunidense.

Biografia do Autor

Leilane Aparecida Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Integrante do NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura.

Referências

A RESSURREIÇÃO DE David Mamet. Folha de São Paulo, São Paulo, Folha Ilustrada, p. E10, 25 Mar. 2008.

BLOOM, Harold. (Ed.) David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004.

BRUSTER, Douglas. David Mamet and Ben Jonson: City Comedy Past and Present. In: BLOOM, Harold. (Ed.) David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004.

COSTA, Rodrigo de Freitas. Tambores na Noite: A dramaturgia de Brecht na cena de Fernando Peixoto. São Paulo: HUCITEC, 2010.

KANE, Leslie. Gathering Sparks. In: BLOOM, Harold. (Ed.). David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004. Kindle Edition.

KEHL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, p. 28.

LACERDA, Gabriel. O Direito no Cinema. Relato de uma experiência didática no campo do Direito. São Paulo: FGV Editora, 2007, p. 119.

LAFFITTE, Sophie. Tchekhov. Rio de Janeiro. José Olympio, 1993, p. 93.

LASCH, C. A. A Cultura do Narcisismo: A vida Americana numa Era de Esperanças em Declínio. Rio de Janeiro: Imago, 1983, p. 14.

MAMET, David. Oleanna. Vintage Books: New York, 1992, Act 1 p. 36.

MAMET, David. Três usos da faca: sobre a natureza e a finalidade do drama. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MARCUSE, Hebert. Contra-revolução e Revolta. Rio de Janeiro: J. Zahar,1973.

O DEVORADOR DE Sonhos. Folha de São Paulo, São Paulo, Folha Mais!, 06 Abr. 2008.

QUINN, Michael L. Anti-Theatricality and American Ideology: Mamet’s Performative Realism. In: BLOOM, Harold. (Ed.). David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004, Kindle Edition.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

SAUER, David Kennedy. Oleanna and The Childrens Hour: Misreading Sexuality and the Post/Modern Realistic Stage. . In: BLOOM, Harold. (Ed.). David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004, Kindle Edition.

SHAFFERIN, Matthew. David Mamet’s Exodus – The Pulitzer prize–winning playwright, and reformed liberal, sits down with NRO. National Review, 22 Jun. 2011. Tradução nossa. Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

VELAR, Idelber. As origens da expressão “politicamente correto”. Revista Fórum, Coluna “Outro Olhar”, 04 Abr. 2011. Disponível em: <http://revistaforum.com.br/idelberavelar/2011/04/04/as-origens-da-expressao-politicamente-correto/>. Acesso em: 11 Nov. 2012.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

ZINMAN, Toby Silverman. Jewish Aporia: The Rhythm of Talking. In: BLOOM, Harold. (Ed.). David Mamet: Criticism and Interpretation. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004. Kindle Edition.

Publicado
2017-11-07